terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sistema Circulatório


          Conjunto de órgãos formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, responsável pela circulação do sangue no corpo humano . A circulação é mantida por meio da contração rítmica do coração, órgão central do sistema, que funciona como uma bomba, enviando e recebendo sangue pelos vasos. Quando os músculos do coração se contraem e o sangue é impulsionado para as artérias (vasos sangüíneos que conduzem o sangue do coração para as diversas partes do corpo), ocorre a sístole. O processo inverso é a diástole, de relaxamento dos músculos cardíacos, quando as veias transportam o sangue do corpo de volta ao coração. Anatomicamente, o coração é dividido em duas metades, direita e esquerda. Cada uma apresenta uma parte superior (átrios) e uma inferior (ventrículos).

O coração está dividido em duas metades: esquerda e direita, cada uma delas subdivididas em duas câmaras. As câmaras superiores, os átrios; as câmaras inferiores, os ventrículos.

O Átrio funciona, em grande parte, como uma bomba primária (fraca) que aumenta aproximadamente 30% a eficácia dos ventrículos, como bombas. Entretanto o coração pode funcionar de modo bastante satisfatório, nas condições normais de repouso, sem esses 30% adicionais, por ter capacidade (normalmente) de bombear de 300% à 500% mais sangue do que é necessitado pelo corpo.

O Ventrículo, por sua vez, fornece a força principal que arremessa o sangue pela circulação pulmonar. Durante a sístole ventricular (Período de contração) grande quantidade de sangue se acumula nos Átrios, devido ao fechamento das válvulas. Coma conseqüência, tão logo termina a sístole e as pressões sistolicas começam a cair de volta a seus valores diastólicos (relaxamento ou dilatação), as pressões moderadamente aumentadas, nos Átrios promovem a abertura das válvulas permitindo o fluxo rápido de sangue para os ventrículos.

Pequena e grande circulação – A circulação que vai do ventrículo esquerdo ao átrio direito, percorrendo os diferentes órgãos do corpo humano, é a grande circulação (geral). A que vai do ventrículo direito ao átrio esquerdo, passando pelos pulmões, é chamada pequena circulação (pulmonar).

O sangue arterial (rico em oxigênio) é bombeado pelo coração para os órgãos por meio da artéria aorta. Nesses órgãos, o sangue deixa o oxigênio e recebe gás carbônico e outras substâncias metabolizadas pelas células . Esse sangue torna-se então venoso (rico em gás carbônico) e segue para o átrio direito pelas veias cavas superior e inferior. Do átrio direito, o sangue venoso passa para o ventrículo direito, de onde é bombeado para os pulmões. Aí libera o gás carbônico trazido dos tecidos e capta o oxigênio, transformando-se novamente em sangue arterial. As veias pulmonares enviam o sangue arterial ao átrio esquerdo, que o passa ao ventrículo esquerdo, recomeçando o ciclo.



FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário