quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Diferença entre ouvido e orelha? - Português



…qual é a diferença entre ouvido e orelha?

Tenho a certeza de que você sabe, mas há pelo menos um repórter policial que imagina que ouvido e orelha sejam sinônimos.
Leitor jura ter lido num “bom jornal” do sul do país: “Menino raptado teve apenas um ouvido decepado”. É óbvio que o autor referia-se à orelha, e não ao conjunto de órgãos que constituem cada ouvido.
O uso do “apenas” indica que o repórter, além de não saber a diferença entre ouvido e orelha, achou que decepar só uma orelhinha era pouco. É bom lembrar também que rapto é mais usado para mulheres com fins libidinosos. O mais provável é que o pobre menino tenha sido sequestrado.
Isso tudo significa que “o menino sequestrado teve uma orelha decepada” e que o repórter está merecendo um “puxão de orelhas”.
O mesmo leitor nos manda outro absurdo jornalístico: “Policial foi atingido na altura do ventre por um tiro disparado por dois marginais”. Só faltou dizer que nosso policial carregava um filho no ventre ou que o tiro atingiu o útero. Ora, o tal tiro deve ter atingido o policial na altura do abdômen.
Quanto ao tiro disparado por dois marginais, fico imaginando algumas hipóteses. Será que os dois marginais estavam segurando um único revólver? Ou será que um colocou a bala no revólver e o outro disparou o tiro? Ou será que o policial foi atingido por um dos tiros disparados por dois marginais? Ou será que estou ficando louco?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário