terça-feira, 23 de abril de 2013

Triathlon - Conheça a origem do triathlon e os diferentes tipos de provas. - (Educação Física - Esportes)


O Triathlon é um esporte que se originou da junção de outros três: natação, ciclismo e corrida. Atualmente, é possível dizer que o triathlon ganhou bastante popularidade nos últimos dez anos, aqui no Brasil. Se antigamente ninguém nem imaginava o que era o triathlon, hoje em dia tem algumas provas que são até televisionadas.


Triathlon - Surgiu da junção da natação, ciclismo e corrida


A origem do triathlon se deu nos Estados Unidos, especialmente em um clube de atletismo em San Diego. No ano de 1974, o técnico decidiu, durante as férias dos atletas, passar um treino que incluía ciclismo e natação para os atletas cumprirem durante o seu descanso. Quando os atletas retornaram de suas férias, o técnico faz um teste, com o intuito de conferir se eles haviam cumprido com o programa. O teste era composto de 500 metros de natação, 12 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. A brincadeira foi um sucesso e foi repetida no ano seguinte. Assim surgiu o triathlon, que passou por algumas reformulações, até tomar sua forma atual em 1982. Passou a integrar o quadro olímpico apenas em 2000.

Tradicionalmente, são três os tipos de provas disputadas no triathlon: o short triathlon, o triathlon olímpico e o ironman. O Short triathlon é a prova mais indicada para quem está iniciando no esporte, em razão da menor distância a ser percorrida: são 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. O triathlon olímpico é composto de 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Longe de qualquer outra, a prova mais exaustiva é o ironman. No ironman o atleta deve nadar 3,8 quilômetros, deve pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros. Ou seja, apenas a etapa final da prova é uma maratona inteira!

A ideia do ironman surgiu, curiosamente, em uma mesa de bar, no Havaí. Havia uma discussão sobre qual prova exigia maior preparo do atleta: se eram os 3,8 km de natação, os 180 km de ciclismo, ou a maratona. John Collins, um ex-oficial da marinha estadunidense, sugeriu uma prova em que se unissem essas três modalidades sem intervalo nenhum. A primeira competição aconteceu em outubro de 1978, disputada por quinze participantes, e vencida por John Haley, motorista de táxi. Embora o ironman do Havaí seja a prova mais tradicional, outros ironmans são organizados no mundo todo. No Brasil, é organizado anualmente um ironman no mês de maio em Florianópolis, Santa Catarina.

Embora fascinante, o triathlon é um esporte muito caro: o custo da bicicleta, dos treinos, das inscrições nas competições... tudo isso constitui o triathlon como um esporte de elite. Porém, se você apenas quiser praticar para manter uma boa forma física, um lugar para nadar e uma bicicletinha antiga devem resolver o seu problema. Mas lembre-se que você deve tomar alguns cuidados para começar a sua prática: inicie com o treino de apenas uma modalidade por dia e faça o treino com intensidade moderada. Lembre-se sempre de deixar um dia por semana como descanso para o corpo. Falando em descanso, lembre-se de que o seu corpo precisa de energia para cumprir os treinos, e que, por isso, alimentação adequada e oito horas de sono são fundamentais para um bom rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário