quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tabelas Cruzadas e DrillDown


1. TABELAS CRUZADAS

A Tabulação Cruzada é uma forma muito básica e simples de análise de dados, bem conhecida em estatística. Uma tabulação cruzada de 2 dimensões é semelhante a uma planilha do Excel, com ambos os cabeçalhos de linhas e colunas como atributos. As células na extensão representam uma ação agregada. Muitas tabelas cruzadas são freqüentemente equivalentes a um gráfico de barras de 3 dimensões, o qual expõe somas totais de co-ocorrências.

Quando lidando com números pequenos de valores não numéricos, as tabulações cruzadas são suficientemente simples para se usar e encontrar relações lógicas condicionais.

A partir dos dados gerados nas tabelas cruzadas são aplicados os Agentes, que executam operações verticais na tabela, obtendo afirmações de impacto e as Redes de Confiança, que executam operações horizontais, produzindo probabilidades.



2. DRILL-DOWN

  Consiste em fazer uma exploração em diferentes níveis de detalhe das informações. Com o Drill Down você pode “subir ou descer” dentro do detalhamento do dado, como, por exemplo, analisar uma informação tanto diariamente quanto anualmente, partindo da mesma base de dados.

  Em um desktop, seria acessar pastas hierarquicamente procurando um arquivo específico. Em uma base de dados seria acessar a informação iniciando em uma categoria geral e ir caminhando hierarquicamente de campo a arquivo a registro.

O Drill-Down ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o grau de granularidade.

Um exemplo seria quando o usuário clica na letra "F" indicando o sexo feminino e então seriam apresentados todos os nomes das mulheres atendidas;


Nenhum comentário:

Postar um comentário