segunda-feira, 1 de abril de 2013

Jogos Olímpicos Pequim 2008



As Olimpíadas de 2008 serão celebradas de 8 a 24 de agosto, em Pequim (Beijing), capital da República Popular da China, e sede dos Jogos Olímpicos de 2008. A cidade de Pequim foi escolhida para sede das Olimpíadas 2008 pelo Comitê Olímpico Internacional em 13 de julho de 2001.

A cerimônia de abertura do XXIX Jogos Olímpicos será realizada no Estado Nacional de Pequim. Onde atletas do mundo todo estarão disputando medalhas das mais diferentes modalidades. Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, sendo que algumas serão disputadas em outras cidades da China e os eventos eqüestres ocorrerão em Hong Kong.


 O lema dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 é "Um Mundo, Um Sonho", e o seu símbolo chama-se "Pequim Dançante", representado por um caractere da escrita chinesa estilizado, que significa capital.
Os "Fuwa" são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008. Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. São cinco mascotes e cada um com suas cores, representam os cinco continentes e arcos do símbolo dos Jogos Olímpicos.
 
Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade

Jingjing, o panda preto, representa a alegria

 
Yingying, o antílope amarelo, representa a saúde

Nini, a andorinha verde representa a boa sorte aos Jogos

Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte
As Olimpíadas 2008 acontecerão em 31 instalações em Pequim, 6 fora de Pequim e mais 29 centros de treinamento. Os principais novos estádios construídos para as Olimpíadas 2008 são: Estádio Nacional de Pequim (atletismo e futebol); Estádio Nacional de Indoor de Pequim (ginástica artística e handbol); Estádio Wukesong (basquete); Centro Aquático Nacional de Pequim (esportes aquáticos).
Os atletas competirão em 302 eventos (165 para homens, 127 para mulheres e 10 mistos) de 31 esportes, apenas um evento mais do que os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. As modalidades esportivas são:

Atletlismo

Lutas
Badminton

Nado sincronizado
Beisebol

Natação
Basquetebol

Pentatlo moderno
Boxe

Pólo aquático
Canoagem

Remo
Ciclismo

Saltos ornamentais
Esgrima

Softbol
Futebol

Taekwondo
Ginástica

Tênis
Halterofilismo

Tênis de mesa
Handbol

Tiro
Hipismo

Tiro com arco
Hóquei sobre grama

Triatlo
Judô

Vela
Voleibol

Nenhum comentário:

Postar um comentário