quarta-feira, 10 de abril de 2013

Universidade do Mercosul - Blocos Econômicos e Organizações Internacionais - Geografia


A universidade da América Latina

Integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – a Venezuela está em processo de adesão –, o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é o bloco econômico mais importante da América do Sul. Apesar de assinado em 1991, essa organização passou a atuar em 1995, realizando várias transações comerciais e projetos de infraestrutura, como, por exemplo, estradas, hidrovias, usinas hidrelétricas, etc.

Outro projeto ambicioso dos países membros desse bloco, em especial do Brasil e da Argentina, é a criação de uma universidade, denominada Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). Essa instituição de ensino tem o objetivo de integrar os povos latino-americanos, proporcionando cursos que sejam reconhecidos em todos os países membros e associados ao MERCOSUL.

A primeira unidade da UNILA foi instalada no município de Foz do Iguaçu, no Paraná. A escolha desse lugar foi estratégica, visto que essa região está próxima do Paraguai e da Argentina. Outro aspecto importante foi o aproveitamento das instalações da Usina Hidrelétrica de Itaipu, pois o governo federal destinou aproximadamente 12 milhões de reais para a adaptação e compra de materiais para equipar a universidade.

A universidade é bilíngue, adotando o português e o espanhol como idiomas oficiais. A equipe de docentes é formada por brasileiros e especialistas de outras nações da América Latina. Estima-se que até 2015 a UNILA tenha mais de 10 mil estudantes.

Atualmente (2010), os cursos disponibilizados pela Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) são:

- Ciências Biológicas.
- Ciências Econômicas.
- Ciência Política e Sociologia.
- Engenharia de Energias Renováveis.
- Engenharia Civil de Infraestruturas.
- Relações Internacionais e Integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário